quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gestão financeira para pequenas empresas

A gestão financeira é muito relevante na administração de uma empresa. Porém muitos empreendedores possuem dificuldades na hora de identificar os problemas que necessitam mais atenção. Especialistas em finanças afirmam que muitas destas dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas são referentes ao fluxo de caixa, por exemplo. O fluxo é fundamental para estar ciente do que as empresas realmente podem ou não investir.
O especialista em finanças Joseph Anthony cita 10 dicas para pequenas empresas melhorarem a sua gestão financeira

1 - Quais são os seus bens?
Os bens são todas as coisas que a empresa possui. Mas para ter uma idéia do valor real de todas essas coisas, é necessário contar com as mudanças ocorridas em seus valores. Os equipamentos e móveis perdem seu valor com o passar do tempo, por isso é bom acompanhar a desvalorização desses objetos.

2 - Quais são seus custos?

Cuidado com os empréstimos. Fique atento e preste atenção em quanto a empresa pagara de juros. Pois além destes empréstimos há as contas de aluguel, luz, água, salário de funcionário e os impostos em cima dos mesmos.

3 - Quanto custa para produzir o que você vende?
Para quem compra mercadorias e revende é mais fácil para calcular. Mas se ao contrário você fabrica seu produto, fica um pouco mais complicado, pois precisa somar tudo o que entra na produção.

4 - Quanto custa para vender o que você vende?
Saiba quanto custa para vender seu produto. Desde valores gastos em propaganda, até mão-de-obra, armazenamento e despesas gerais.

5 - Qual é a sua margem de lucro?
A margem de lucro precisa estar sempre estável, igual ou superior. Se ela diminuir, é deve-se pensar em reajustar os preços ou custos. Exemplo, se a margem de lucro é similar todos os meses ou estiver aumentando, você está cobrando os preços certos, mas se diminuir, você deve ajustar seus preços ou custos.

6 - Qual é o índice de dívidas?
Esse índice indica quanto em sua empresa pertence a outras pessoas. Se o índice sobe pode ser um mau sinal. Sua empresa pode estar crescendo, mas pode indicar também um descontrole.

7 - Qual é o valor das suas contas a receber?
Saiba quanto as pessoas devem para a sua empresa. Se as contas a receber aumentam atenção significa que os clientes não estão pagando.

8 - Quanto tempo leva para você cobrar as contas a receber?
Para isso você precisa saber quantas vendas são feitas por dia, em média, e dividir pelo número de contas a receber..

9 - Quais são as contas a pagar?
O aumento nas contas a pagar reflete uma demora em seu pagamento ou uma quantidade maior de compras. Se esse aumento não foi planejado ou está sem controle é hora de rever a força financeira de sua empresa que pode esta em queda.

10 - O que está acontecendo com seu estoque?
Se o valor dos itens que você vende ou produz estiver em baixa, vale investir no estoque. Leve em consideração o tempo que ele leva para ser vendido, isso da uma noção se seus negócios estão diminuindo ou crescendo. Controlando o estoque pode-se impedir que o dinheiro seja gasto em algo que no momento não é necessário.


*Joseph Antony é especialista em finanças e questões tributárias que afetam pequenas empresas.


A Microsoft disponibiliza o download gratuito da planilha para controle de estoque e fluxo de caixa em seu portal de soluções Grátis e Melhor.

Fonte: http://blogdosempreendedores.com.br
http://pensandogrande.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário