quarta-feira, 29 de junho de 2011

A história da marca



A trajetória da bebida começa em 1879, com o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodca), que dominava um terço da produção de bebidas na Suécia - país sem muita tradição nesse ramo. Lars levou ao mercado um novo tipo de vodca “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka). O processo de refinaria dá o toque especial, a bebida é destilada mais de cem vezes. No começo da fabricação, todo processo era feito na destilaria de Smith, localizada na ilha de Reimersholmen, próximo a Estocolmo, onde foi lançada.

Em 1979 é exportada para os Estados Unidos, estreada na cidade de Boston seguindo para Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Nesse momento o líder no mercado norte americano era a bebida russa Stolichnaya. No primeiro ano a bebida de garrafa diferente, oriunda de um país sem tradição em vodca, vende 90 mil litros no mercado americano.


ABSOLUT é feita com ingredientes naturais e ao contrário de outras vodcas não contém açúcar. Sua composição leva o trigo de inverno que tem maior concentração de amido. A água totalmente pura é proveniente de poços do Sul da Suécia abastecidos pelo degelo natural.

No ano de 1984 a marca já era consumida em 18 países pelo mundo, em 85 já é líder nos EUA. Mas o produto foi além das expectativas. Nessa época o Bloody Mary era um dos drinks mais famosos, ciente desta popularidade a Absolut teve uma brilhante ideia! Para facilitar a vida dos especialistas e fãs da bebida lançou no mercado a primeira vodca com sabor - Bloody Marys. A partir de 1988 a empresa começou a expansão da linha de produtos com outros sabores, novidade para a ocasião.




Devido sucesso muitas edições limitadas começaram a surgir, uma delas foi a ABSOLUT CITIES em homenagem as cidades de Nova Orleans, Los Angeles e Boston, Contendo sabores de frutas e especiarias apreciadas e populares nas cidades em questão.



A garrafa de ABSOLUT VODKA foi inspirada em um frasco de remédio sueco do século XVIII. O primeiro modelo foi feito em plástico, com gargalo curto e o corpo bojudo. O medalhão com a foto de Lars Olssom Smith também ornamentava a garrafa. A tampa era de metal colorido, diferente da idéia inicial, no qual visava apenas uma rolha.



Ao decorrer do tempo as embalagens ganharam alguns modelos especiais, por exemplo, ABSOLUT SECOND SKIN - ornamentada com flocos de neve, ABSOLUT BLING BLING- edição especial e limitada se tornou um sucesso absoluto com sua cor dourada, que remetia à idéia de ouro e jóia, ABSOLUT DISCO- espelhada (com exatamente mil prismas que refletem a luz, servindo como um globo espelhado ideal para festas e eventos onde a dança é a principal atração), inspirada no símbolo clássico da dance music, o Globo Disc. Uma das edições especiais teve a assinatura de criação do artista plástico brasileiro Romero Britto.









Hoje, toda vodca ABSOLUT é produzida em um povoado de Åhus (sul da Suécia) com pouco mais de 10 mil habitantes. Neste lugar, além da produção da bebida, também é fabricado a embalagem do produto. Cerca de 500 mil garrafas são produzidas diariamente.

Fonte: mundodasmarcas.blogspot

4 comentários:

  1. O engraçado é que não foi o logo que transformou essa marca numa das mais fabulosas do mundo. Absolut é um grande case de Branding, o logo é apenas um detalhe, o que conta é a marca e essa é intangível, ninguém vê, mas sente.

    ResponderExcluir
  2. Amigo vc começa seu texto falando em 1879 em seguida parte de para um cronologia qa partir de 1979 estão corretas estas datas? demorou 100 anos para começar a expansão da marca? ou houve um erro de digitação?

    ResponderExcluir
  3. Amifgo, segundo o wiki e o próprio site da empresa, estão corretas as datas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Absolut

    http://www.absolut.com/br

    Att

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Pois é, segundo as fontes pesquisadas essa é a data do começo da fabricação e do início da exportação.

    ResponderExcluir