segunda-feira, 25 de julho de 2011

5 passos para o sucesso

Tanto quem está abrindo uma empresa quanto quem já possui, o desejo é o mesmo, tornar os negócios uma fonte de renda e satisfação pessoal. Mas para alcançar estes objetivos é preciso muito preparo. Ter uma boa ideia e vontade de trabalhar não é tudo! Em um mercado tão competitivo é preciso organização, planejamento e estratégias. Veja cinco pontos que devem ser levados em consideração para que suas metas sejam atingidas.





1 - Planejamento

Ayrton Senna era imbatível na chuva. Sabe por quê? Ele era talentosíssimo! Claro, mas existe outra razão. Desde garoto, quando corria no kart, ele ia para a pista quando começava a chover. Enquanto outros voltavam para casa, ele ia treinar debaixo do temporal.

Muitos empreendedores costumam confiar de mais em seu talento e não se preparam antes de começar a administração de sua empresa. Ter um plano de negócios é essencial. Deixe seus objetivos e prioridades bem claros, afinal, não da para atingir suas metas se você não as tem bem definidas.

2- Recursos Humanos

Ler, pesquisar e aprender sobre liderança e seleção de equipe também fazem parte desse planejamento. Não da para contratar alguém só por que foi “com a cara” ou achar que você irá mandar e o empregado atender sem se queixar. Saber conquistar a equipe e motivá-la esta dentro deste planejamento, pois quando se sabe aonde quer chegar fica mais fácil cobrar o desempenho de seus colaboradores.

3 - Atendimento ao cliente

Da mesma forma que os funcionários precisam se sentir bem tratados o cliente também tem essa necessidade. Com tantos produtos e serviços similares no mercado, o tratamento para com o cliente é o que faz a diferença. Se você teve a preocupação na hora de contratar seus funcionários, treinou e os motivou, o bom atendimento ao cliente será uma consequência natural. Então invista nisso!

4 -Internet

Ainda existem muitas pessoas que possuem certa “resistência” as novas tecnologias. Até por que, a cada dia surgem novos equipamentos, aparelhos, softwares e mídias sociais. E quando você acaba de se adaptar a uma, surge outra e todo mundo começa a adotá-la. Mas nos dias de hoje é quase que uma necessidade ter seu espaço virtual. A internet é uma boa ferramenta para chegar ao consumidor tanto para vendas online, como para divulgação do seu produto ou serviço.

5 - Gestão financeira

Você já ouviu falar de: margem de contribuição? E apuração de resultados? E ponto de equilíbrio? Muitos empreendedores nunca ouviram falar dessas expressões. Lidar com as finanças é tão complicado como a chuva para alguns pilotos. Para ser um Senna no seu ramo é preciso entender que mesmo com um negócio bem planejado, com uma equipe motivada e com muitos clientes satisfeitos, sua empresa pode ir por água abaixo sem uma boa gestão financeira. Então ATENÇÃO!



Fonte: Blog dos empreendedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário