sexta-feira, 22 de julho de 2011

Aprenda a lidar com alguns tipos de personalidade

Cada pessoa possui uma personalidade, opinião, costumes e crenças diferentes. E lidar com essas diversidades, às vezes, é algo complicado. Principalmente no ambiente corporativo, onde existem prazos, cobranças e estresse. Mas nem tudo está perdido, existem formas de contornar situações e manter um clima mais agradável.

O livro Aprendendo a lidar com as pessoas difíceis – Dr. Rick Brinkman e Dr. Rick Kirschner, parte da coleção Desenvolvimento Profissional da Exame Você S/A, indica algumas estratégias para você melhorar o relacionamento com os funcionários, para isso você deve saber detectar e entender alguns tipos de personalidade. Clique para ampliar a imagem e observe o quadro:




Após ter uma noção dos perfis, entenda que cada situação influencia um tipo de reação. Certas intenções costumam impulsionar a ação desses comportamentos e suas atitudes acabam se tornando previsíveis. Conheça algumas delas:

Finalizar a tarefa: Quando é necessário terminar uma tarefa as pessoas se cobram muito e se tornam difíceis de tolerar. E para garantirem a realização do objetivo se tronam controladoras e acham que ninguém nunca está colaborando.

Fazer a coisa certa: Muitas pessoas são extremamente perfeccionistas, se apegam a muitos detalhes e possuem muita insegurança. Isto dificulta a finalização de algum dever.

Integrar-se às pessoas: Para buscar a aceitação e integração com os colegas, muitas pessoas acabam aceitando tudo que as impõe, pois acham que essa é a forma de ser bem visto no ambiente de trabalho.

Ser reconhecido: Alguns querem tanto ser reconhecidos que a falta de uma palavra positiva pode levá-la a pensar que todos estão contra ela. Por este motivo sempre busca maneiras de fazer com que os outros a notem, isso às vezes, se tora desagradável e desconfortável.

Após entender os perfis que costumam dificultar os relacionamentos e as situações que elas aparecem, é hora de saber como agir. É claro que essas dicas não são absolutas, mas podem levá-lo a refletir como se comportar perante algumas situações.

Escutar: Demonstre interesse pelas necessidades do funcionário e dê atenção aos pontos que complicam a relação. Assim você ganhará a confiança, entenderá e contará com a cooperação da pessoa para chegar a um convívio tranquilo.

Aprenda a falar: Existem maneiras de falar com mais eficácia. Controlar o tom de voz e selecione as palavras certas, mostrar as reais intenções pela necessidade de discutir e saber interromper quando necessário, mas de forma delicada para controlar a situação, principalmente quando alguém está gritando com você. Falar sempre a verdade e ser flexível fará com que alcance resultados positivos.

Como um líder empreendedor você deve sabe que acreditar no ser humano é essencial. Aprenda a confiar na capacidade de seus funcionários e incentive-os. Desta forma você ira promover um relacionamento positivo e fará com que as relações profissionais não interfiram no rendimento de sua empresa.

Fonte: Pensando Grande

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