quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como preparar um bom Plano de marketing

Quando você lança um produto ou serviço ou se reposiciona no mercado provavelmente irá iniciar esse processo por meio de um Plano de Marketing. É através deste plano que você começa a imaginar como será sua recepção pelo público. Ou seja, você ira programar passo a passo para que sua ação seja feita da melhor maneira possível.

Passos como entender a demanda do mercado que você está se inserindo, conhecer as necessidades do cliente e como ele procura satisfazê-las, estar ciente de como irá estabelecer sua marca e seus canais de distribuição são imprescindível para sua atuação, assim como saber expor o seu diferencial para o público-alvo. Uma ótima forma para se diferenciar é pesquisar o que já existe no mercado e investir em alternativas que ainda não foram utilizadas pelos concorrentes.

Após estar cientes do seu posicionamento, defina quais ações são prioridades. Como você vai chegar a este mercado? Quais são as ações pra você fortalecer sua marca? Quais serão os próximos canais de venda que serão usados? Faremos promoções, quando, como e quanto? São exemplos. Mas lembre-se! Tudo não pode ser prioridade ao mesmo tempo. Determine a ordem de necessidade antes de realizar suas estratégias, isso ajuda a ter foco e estrutura.

Tenha em mente uma média para todas as ações. Por exemplo, se você for realizar campanhas por meio de ligações para os clientes tenham em mente quantas ligações serão feitas por dia e quantas poderão ser convertidas em vendas. Esse planejamento irá demonstrar se em prática sua estratégia está dando certo e o que pode ser feito para melhorar.

Fonte: Saia do Lugar

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