sexta-feira, 15 de julho de 2011

A história da marca


A trajetória da Activia começou em 1980 quando pesquisadores e cientistas da Danone deram início aos estudos sobre com criar um iogurte funcional. Depois de anos de estudos os cientistas do Vitapole, centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Danone, criaram um iogurte que além de ter todos os componentes dos produtos homônimos, ainda continha o microrganismo vivo – DanRegularis, que melhora o transito intestinal em até 40%, quando consumido diariamente.



O lançamento começou na França em 1987 com o nome Bio. No começo o produto não teve grande sucesso, mas ao ser relançado em 1997 como ACTIVIA e com grande investimento de marketing, o produto alcançou sucesso mundial tornando-se o segundo na área da saúde intestinal e o primeiro no mercado europeu e norte-americano.



No Brasil o iogurte só chegou em 2004, mas logo se tornou a principal marca no setor. Percebendo que o consumo poderia ser bem aceito por outros públicos (pois o foco principal eram as mulheres) expandiu sua campanha para homens, idosos e crianças lançando produtos com versões light (linha com 0% de gordura, lançada no mercado brasileiro em 2007), versões com polpa ou pedaços de frutas (líquido ou para comer de colher) e natural.


A empresa não parou por ai e investiu em inúmeros e diferentes sabores como laranja, cenoura e mel, por exemplo. Os sucos e o ACTIVIA FROZEN, que ao ser colocado no freezer por algumas horas se transforma em uma sobremesa cremosa e refrescante como um sorvete também caíram no gosto do público.






A cada dia a marca investe em novas alternativas para que esteja sempre presente na rotina dos consumidores. As campanhas de marketing aliadas ao verdadeiro benefício do produto colaboram para a preferência e não deixa que fique parado nas prateleiras dos mercados. E para comprovar que todos os países tenham simpatia pelo produto a Danone se esforça para agradar cada público e sua preferência. Por exemplo, a cor da embalagem, às vezes, apresenta dificuldade para ingressar em certos mercados. O verde, cor ícone da marca ACTIVIA, não conseguiu agradar os argentinos e foi substituído por uma tonalidade violeta.




Uma das grandes jogadas de marketing da empresa foi o DESAFIO ACTIVIA “Se depois de duas semanas você não sentir os benefícios do ACTIVIA nós devolvemos o seu dinheiro”. O desafio surgiu na frança visando estimular o consumo regular. O lema também servia para avaliar as expectativas ao consumidor e evitar frustrações quanto o benefício do produto. O sucesso foi tão grande que o tornou este desafio uma iniciativa mundial da Danone.



Fonte: Mundo das Marcas

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