segunda-feira, 20 de junho de 2011

Atenção ao fluxo de caixa

O Fluxo de caixa é o indicador para saber como andam as finanças da empresa. Se o seu negócio está fechando os meses de forma negativa é hora de rever suas movimentações, pois esse tipo de questão pode levar sua empresa a uma crise. O objetivo principal da empresa é finalizar o mês com o fluxo de caixa positivo, ou seja, o volume de entrada deve ser maio que o de saída.

Uma das mediada a serem adotadas é separar o lado financeiro da empresa da vida pessoal. Através disso você saberá quanto é necessário para você e para o seu empreendimento. Depois que fizer essas definições ficará mais fácil saber a melhor data para a retirada dos valores. Para certificar que seu saldo será positivo procure conciliar as datas de pagamento com as datas de recebimento.

Abaixo seguem algumas dicas para melhorar seu fluxo de caixa.

Envie as contas imediatamente: Muitos empreendedores agregam diversas funções e passam grande parte do dia atendendo clientes, fornecedores e participando de reuniões. Por isso é preciso criar um sistema para organizar todo processo de pagamentos e cobranças.

Crie incentivos para pagamentos mais rápidos: Oferecer pequenos descontos para pagamentos em prazo menor. Uma redução de 1% ou 2%, por exemplo, traz dinheiro para o seu cliente.

Evite desde o início clientes que demoram a pagar ou não pagam: Cuidado, procure pesquisar referencias de crédito dos clientes. Inclusive, vale contratar uma empresa especializada neste serviço.

Ofereça a opção de troca em vez de dinheiro: Fazer permutas ajuda a diminuir a necessidade de dinheiro em caixa. Ofereça a opção de troca de um produto ou serviço por outros com seus clientes.

Melhore seu estoque: Estoque é dinheiro parado, sem juros nem correção. Invista no que for necessário.

Tente concentrar seus empréstimos: Concentre seus empréstimos em uma única empresa, além de ser mais fácil para controlar você pode negociar juros menores, por exemplo.

Fonte:http://blogdosempreendedores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário