segunda-feira, 27 de junho de 2011

A influência das cores

As cores estão muito ligadas à emoção e podem influenciar psicologicamente na reação do público que se deseja alcançar. Sendo assim a escolha da cor na realização de um trabalho, dependendo da situação, pode causar reações positivas ou negativas, pois se tratam de elementos que provocam estímulos imediatos. Por este motivo é primordial estar por dentro da psicologia das cores e seus significados. Grandes marcas usam esse conhecimento para chamar mais atenção do consumidor.

Veja as cores aplicadas em alguns logos

VERMELHO


Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.
Cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.


ROSA


Apreciação, delicadeza, feminilidade, gentileza, gratitude, inocência, romantismo, leveza.
O Rosa é uma cor extremamente feminina, causa sensação de delicadeza e inocência.

LARANJA


Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude.
O laranja é a fusão do amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores. É menos intenso que o vermelho, usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite.

AMARELO


Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento.
O amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visível. Em um logo ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e aquecimento.

VERDE


Ambiente ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade.
O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor agradável e neutra. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas vem usando essa cor.

AZUL


Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade.
Esta é a cor mais usada em logos de automóveis e tecnologia, poi passar a ideia de confiabilidade e segurança.

ROXO

Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade.
O roxo é uma combinação de vermelho e azul, trazendo características de ambas as cores, mas com força de realeza ou luxúria. É muito usado em logos de lojas de produtos finos.

MARROM

Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriosidade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento.
Usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos.

PRETO

Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição.
Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

CINZA


Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade.
Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele é uma mistura de ambos. Normalmente vem acompanhado de outra cor, por ser um tom neutro.

BRANCO



Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento.
Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.


Veja outras marcas famosas e suas respectivas cores


Fonte: designontherocks/ designtaxi

9 comentários:

  1. Equipe do we.do.logos parabéns pelo post.
    O conteúdo ficou muito bom, e os exemplos bem claros. Com certeza vai auxiliar mutias gente.

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  2. Muito bom, gostaria mais post assim!

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  3. Valew pelo ótimo post. é uma referência rápida muito útil

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  4. Gostei mto desse post, mto bom saber esses detalhes na hora da defesa de um trabalho!

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  5. Excelente!

    Já havia visto um texto semelhante noutro local, porém com muito menos detalhamento.
    Vai ajudar muito na hora de criar algum logo.

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  6. Bom praca... dicas utilíssimas.parabéns!

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  7. Fizemos um trabalho sobre a cor verde no IFAM - Manaus, pesquisei muitos sites de Publicidade. ste é enxuto, mas o assunto das marcas é bem legal. Nosso curso é nota 5, a > (MEC)!

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