terça-feira, 14 de junho de 2011

Vocabulário do empreendedor

Sabemos que cada profissão possui termos específicos para certos assuntos. Saber alguns dos jargões mais usados em sua área possibilita uma melhor comunicação com fornecedores, novos sócios e investidores. Algumas linguagens são usadas mais para internet, outras para o planejamento de negócios e finanças e umas para o próprio ambiente de trabalho.

Conheça algumas definições importantes utilizadas por empreendedores em seus negócios.

Buzz
O termo é utilizado para expressar "barulho". Quando uma empresa promove alguma ação no Twitter, por exemplo, e recebe muitas respostas, RTs e muita participação, aquela ação gerou um Buzz.

Capital de giro
Para encontrá-lo é preciso se basear no fluxo de caixa. O capital de giro consiste no quanto está disponível na conta para ser usado. Ele é analisado desde o momento de contratar um novo funcionário até para fazer compras de papelaria para o escritório.

CTR
O "Clique sobre impressão" é calculado a partir da diferença entre o número em que o banner ou anúncio é impresso e o quanto ele foi clicado. É considerado impressão toda vez que alguém abre o site ou blog em que o anúncio está presente. Para acompanhar de perto essa amostragem é preciso acessar o gerenciador de conteúdo e instalar um aplicativo que calcula os cliques.

E-business
Esse tipo de negócio ocorre em uma plataforma eletrônica. Com o avanço da internet várias empresas e lojas entraram para o meio virtual, enquanto algumas só existem online. Esse tipo de negócio supre a interação face a face com o cliente e torna compras de roupas, aparelhos e reservas de viagens e shows muito mais simples.

Fluxo de caixa
É o trabalho de acompanhar o que entra e sai diariamente do caixa da empresa. Com base nessa análise é possível observar em qual dia o saldo estará positivo ou negativo

Joint venture
Quando não vale a pena investir isoladamente as empresas procuram firmar um contrato de parceria, conhecido como joint venture. Esse acordo estabelece o que cada uma das empresas irá fazer e qual será o benefício para cada uma delas. Essa operação conjunta pode ocorrer entre empresas de quaisquer portes e acontecem principalmente quando uma empresa possui uma boa competência em certa área e a outra é mais debilitada nesse quesito.

Outsourcing
É o ato das empresas buscarem fornecedores de matéria-prima, equipamentos e etc fora de seu país. Geralmente isso ocorre, pois essas empresas internacionais oferecem condições mais vantajosas para os empreendedores.

Pay Back
É o ponto no tempo em que o investimento que foi realizado para abrir um novo negócio é recuperado. Quando empresa consegue atingir o pay back é porque o investimento inicial foi pago pela diferença de margem entre as receitas e o que é pago para gerar toda a operação. As fórmulas para calcular o pay back estão disponíveis na internet e são feitas a partir do momento que o empreendedor tem que calcular o seu plano de negócio.

Plano de negócio
É durante essa ação que o empreendedor escolhe onde irá investir o dinheiro que tem, em quanto tempo quer recuperá-lo e outros parâmetros para verificar se vale a pena apostar nesse novo negócio ou não.

ROI
O "Retorno sobre Investimento" é usado para fazer diversos cálculos, dentre eles a eficiência de uma campanha publicitária. Para calculá-lo é preciso observar o número de vendas e o quanto foi investido na publicidade. O ROI também pode ser calculado com relação à contratação de mão de obra, mas neste caso as contas são mais complexas por depender da estrutura da empresa.

Stakeholder
O termo significa "parte interessada", isto é, todas as partes que tem interesse que o negócio opere. Em empresas que visam lucro há várias partes, como sócios, os próprios empregados, fornecedores, município e até mesmo a comunidade local. O governo também pode ser considerado um stakeholder, pois interessa para ele ter bons negócios funcionando para arrecadar mais impostos.

Sustentabilidade
No mundo dos negócios a palavra não é só usada em termos de recursos ambientais. Ter um negócio sustentável é prever quais serão os impactos que o seu negócio gerará não só para o meio ambiente, mas também para os seres humanos e a comunidade em volta da empresa. No balanço da equação, é preciso verificar se até mesmo as relações com os funcionários e fornecedores está sendo sustentável, de forma que os impactos sejam positivos tanto para eles quanto para o empreendedor.

VPL
O Valor Presente Líquido consiste em um cálculo no qual o empreendedor junta todos os gastos e investimentos e insere em equação para atualizar esse dinheiro. Por exemplo, um empreendimento que existe há dois anos já desembolsou uma certa quantia, mas ao longo desse tempo houve inflações e outras variantes. Portanto esse cálculo serve para comparar se o retorno esperado foi alcançado ou não.

Glosário retirado do site: http://www.santanderempreendedor.com.br

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