quinta-feira, 14 de julho de 2011

7 perfis de empreendedores

Qual combina com o seu?


Visionário

O empreendedor visionário consegue antecipar e/ou criar tendências, apostam em idéias à frente do seu tempo ou renovam por inteiro algo já existente. Steve Jobs, fundador da Apple é um exemplo. “PCs, tocadores de MP3 ou tablets não foram invenções da Apple, mas ela foi quem melhor resolveu a interação destes produtos com os usuários”, destaca o professor Rene Rodrigues, do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da EAESP-FGV.



Nerd

O empreendedor nerd é aquele com grande capacidade intelectual que mergulha de cabeça para alcançar seu objetivo e é o grande responsável por idealizar as inovações da empresa. Bill Gates foi o cara quem mudou o ponto de vista sobre o adjetivo “nerd”.

Fundador da Microsoft, rompeu estereótipos e mostrou que o primeiro da classe não fica só confinado em laboratórios. Porém Gates sempre teve Steve Ballmer como braço direito, ajudando-o a comandar a Microsoft, principalmente nas áreas menos técnicas da companhia. “O empreendedor só tem a ganhar quando tem alguém com um perfil complementar ao seu lado”, conta Afonso Cozzi, coordenador do núcleo de empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.




Acadêmico

Há casos de empreendedores que abandonam os estudos para se dedicarem somente aos negócios, como Bill Gates e Steve Jobs. Mas existem aqueles que nasceram em ambiente acadêmico e adotam essa cultura em seu negócio.

Acadêmicos “assumidos”, Sergey Brin e Larry Page desenvolveram o embrião do Google dentro da Universidade de Stanford. Até hoje a companhia valoriza muito a base acadêmica dos profissionais ao fazer as contratações. “É o tipo de empreendedor que se apóia fortemente na pesquisa para desenvolver seus produtos”, diz o coordenador do núcleo de empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.



Libertário

Os empreendedores libertários são aqueles que revolucionam o mercado sem medo das conseqüências. Dinheiro não é a prioridade para eles! Um estilo de libertário é o sueco Pete Sunde, fundador do Pirate Bay, serviço que popularizou o compartilhamento de arquivos na internet. Outro é Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux, que rompeu com o modelo de vendas da Microsoft, que embora não tenha dominado o mercado, se tornou um sistema popular. “O bom empreendedor é aquele que foge de tudo que é padrão”, define Cozzi.



Inquieto

O inquieto é o empresário que mal termina de fundar uma empresa e já se desfaz para abraçar novas idéias e gerar novos ganhos. Sean Parker fundou o Napster, o Plaxo, o Causes e ainda colaborou com os criadores do Facebook em seus primeiros anos.

A inquietação é uma característica que em excesso pode levar o empreendedor a cometer erros, mas na dose certa pode ser aliada na conquista do sucesso. Os inquietos são muito importantes para inovações. “Parker é um exemplo típico da geração Y. Irrequieto, sempre buscando coisas novas”, destaca Rodrigues, da FGV.




Vaidoso

Excêntricos e com muita vontade de aparecer, assim são os empreendedores vaidosos. Como Donald Trump, que ficou mais conhecido através do reality show O Aprendiz. Cozzi destaca “Realizar é uma forma de aparecer, de estar evidência. A vaidade motiva o empreendedor a ir mais longe”.







Coadjuvante

Seus nomes não são sinônimos de seus negócios e seu foco esta voltado ao sucesso do empreendimento e não aos holofotes. Steve Wozniak, co-fundador da Apple, e Paul Allen, co-fundador da Microsoft não tiveram seus nomes na calçada da fama, mas o papel de ambos foi fundamental para o crescimento de grandes companhias. “Eles souberam compartilhar a liderança com pessoas-chaves, com capacidades para dirigir, junto com eles, as empresas que criaram”, destaca Rodrigues, da FGV.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário