quinta-feira, 14 de julho de 2011

O impacto da cor na decisão da compra

Assim como existe a preocupação na hora de escolher o nome para a empresa, também há quando chega o memento de definir as cores que irão representar sua marca e produtos. É comprovado que as cores tem grande influencia na decisão do consumidor. Os tons escolhidos para os materiais de divulgação, produtos ou serviços podem atrair o público ou afastá-lo.

Uma das formas de não se prejudicar na escolha é entender que não se trata só de uma decisão artística, as cores estão ligadas a emoção é ela quem vai causar a primeira impressão e fixar seu produto na memória das pessoas. Antes de ver qualquer outro elemento o cliente enxerga a cor.

Para não cometer erros na escolha, analise as cores que seus concorrentes estão usando e observe se existe um padrão. Você não precisa usar o mesmo tom, isso é para dar uma ideia antes de fazer a escolha. Nem sempre a cor que serve para um tipo de produto se enquadra a outro. Um xampu de embalagem laranja pode ser um sucesso, mas o mesmo não se poderia dizer sobre um carro da mesma cor, por exemplo.

Cores chamativas parecem uma boa opção, mas será que elas batem com a proposta da sua empresa? Por exemplo, As embalagens de água mineral, geralmente, trabalham com tons de azul ou utilizam transparência com leves detalhes. Então uma garrafa de água vermelha pode causar empatia no consumidor e ter o efeito contrário ao planejado.

Quando for modificar um produto ou oferecer variações do mesmo, tenha em mente se há uma possibilidade de manter um pouco da cor que será mudada para diminuir os riscos de rejeição dos clientes ou adicionar uma segunda cor à cor original,só para dar um efeito, sem comprometer sua recepção no mercado. Isto pode ser uma boa maneira de inovar sem perder a identidade.

Se você quer saber um pouco sobre o significado das cores clique aqui!!Link

Fonte: Blog dos empreendedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário