Descuidar da vitrine A vitrine deve fazer o papel de um convite. Colocar um item de cada um dos produtos, criando um amontoado confuso, é um erro comum. Lembre-se: a vitrine não é um catálogo. Coloque-se no lugar do consumidor: uma vitrine clara, onde se perceba o que é vendido com duas ou três mensagens claras, como de promoções, novidades ou produtos exclusivos.
Pouca iluminação
Um ambiente de penumbra geralmente é desagradável. Também o será se o cliente tiver a sensação que levou um flash nos olhos, tamanha a intensidade da luz. O segredo é o equilíbrio, que será diferente em cada caso e para cada tipo de produto ou serviço que se quer vender.
Descuidar da temperatura
Um dos objetivos principais desses cuidados é reter o cliente no estabelecimento o máximo de tempo possível. Se você não investir em um sistema de refrigeração adequado, o interior do seu estabelecimento pode estar mais quente do que no exterior, o que é um convite à saída. É um detalhe que faz a diferença.
Cores desajustadas
Ao escolher as cores base do seu negócio ou da sua marca, evite ser agressivo demais ou chocante demais. As cores vão compor o ambiente. Por isso, você quer um ambiente agradável e que facilite os contatos e as vendas. Cores que distraem a atenção do cliente são um erro. Ao mesmo tempo, a ausência de cor, ou o uso de cores muito deslavadas, “anônimas”, causa um certo desconforto e por isso devem ser evitadas.
Não ser simpático
Evite saudar o cliente com uma pergunta do tipo “Posso ajudar?”, ou “Deseja alguma coisa?”. É muito comum, mas se o cliente entrou no seu ponto de venda, é óbvio que deseja alguma coisa. Outra dica é ter muita paciência: não se irrite com perguntas tolas. Procure entender que o cliente pode não saber explicar com clareza do que necessita. Lembre-se de que o mais importante é segurar o consumidor e deixar a sensação de que valerá a pena retornar àquele estabelecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário