![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUWgiToQbLg3pfrdSc0lOJXALMtDhqiWJx5KNkO3bfJFERB_1KWZIp-KR9LdDw99bH5_SCvBBPygYMGBES5AUi_AbIRSKK6X8-D0dqpxvaIUgETn7t1TapIBkHTQWsV0TMZ5tv8xrxLV3f/s320/criatividade.jpg)
Uma das questões para essa pesquisa era entender como acontece o insight – o momento Eureka! Para isso testes forma aplicados para qual o momento mais propenso para acontecer. A descoberta mostrou dois momentos do insight, quando vem a ideia e quando vem a certeza desta idéia.
Nos milissegundos que isso ocorre uma parte do cérebro é ativada, essa parte é responsável pelas interpretações de metáforas e através dela os cientistas podem dizer se a pessoa terá um insight ou não.
O insight tem a ver com ondas alfas no nosso cérebro e quando estamos focados em um problema só o vemos. Por isso é bom dar um parada para respirar e se tranqüilizar, pois o insight só ocorre em estado de relaxamento.
Na pesquisa percebeu-se que o ambiente também pode influenciar. Para isso o seguinte teste foi realizado - Pessoas diferentes tiveram a missão de resolver um problema. Dois quartos, um azul e o outro vermelho, serviram como ambiente para resolução deste problema. A pessoa do quarto azul teve duas vezes mais insight que a do quarto vermelho. Segundo os pesquisadores o azul nos remete a cenas mais relaxantes como o céu, por exemplo. Já o vermelho, tom mais quente, remete a lembranças como sangue e perigo, uma cor mais restritiva.
Mas, relaxar não é a única saída. “Criatividade é um verbo plural. Existem muitas formas de se achar novas ideias” falou Lehrer.
Fonte: http://abcdesign.com.br
Imagem para ilustração retirada da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário