terça-feira, 5 de julho de 2011

Como desenvolver uma embalagem

Para que uma embalagem possa ser produzida da melhor forma é necessário fazer uma ligação entre o desenvolvimento estrutural e o gráfico, levando em consideração os seguintes fatores: fator proteção, fator mercadológico, fator econômico, fator ambiental e eficiência do produto.

O primeiro passo para um bom projeto de embalagem é o briefing. Este deve ser claro tanto para a área de Marketing, Embalagem, Engenharia ou outro departamento responsável pela produção. É no briefing que será passado toda a informação referente ao projeto como, por exemplo, tipo de produto, tamanho, volume, público-alvo, dimensões preliminares, informações para a criação da embalagem e outras que julgue importantes para o seu desenvolvimento.

Após as informações no “briefing” começa o desenvolvimento criativo, onde surgem as primeiras idéias e formas para a embalagem do produto. O design de uma embalagem é uma forma de conter um produto de maneira a encantar o consumidor tanto esteticamente quanto funcionalmente. Mas esse design deve se agregar a função da embalagem, que é conter e proteger o produto para que ele chegue de forma integra e segura até o consumidor.

O desenvolvimento estrutural é o momento de lapidação da embalagem, onde a mesma passa por processos de cálculo dimensional e enquadramento às normas do INMETRO e ANVISA, por exemplo. O objetivo é que o produto se enquadre de forma a assegurar e manter a integridade física e química do produto.

Assim como há preocupação referente à resistência da embalagem, também existe a preocupação com o uso do material e sua forma de armazenamento. Dependendo do tipo de produto, a embalagem deverá permitir ou não sua exposição em um determinado ambiente. Pois cada produto possui uma necessidade em particular - uns necessitam proteção à luz, outros umidade e alguns conservar seus aromas.

Até embalagens aparentemente mais simples como as de papel cartão, por exemplo, devem ser estudadas na hora de planejar sua estrutura. Abas de fechamento, travas, picotes e principalmente a estabilidade da embalagem no ponto de venda, este logicamente se aplica a vários outros tipos de embalagem, precisam ser avaliados.

Para que o trabalho estrutural e gráfico seja mais eficiente é bom haver uma ligação de informações entre designer, cliente e fabricante, onde o design é ajustado de acordo com os requisitos técnicos dos equipamentos e às limitações de produção.

Fonte:mundo do marketing

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