Como Caina, muitos empreendedores se encontram na mesma situação com relação aos concorrentes. Abaixo seguem algumas dicas, oferecidas por um consulto Sebrae, de como avaliar essa situação.
Diferenciais competitivos e inovações
Para manter o negócio será preciso avaliar a concorrência e criar diferenciais competitivos para trazer seus clientes de volta e mantê-los no seu estabelecimento. Para começar identifique o público que freqüenta seu negócio, assim você ira definir o que pode oferecer. Não adianta colocar produtos importados, se o mercado local não tem condições de adquiri-lo, por exemplo.
Mudanças no atendimento, na forma de entrega, nas opções de pagamento ou até no layout da loja, são estratégias para melhorar o seu negócio e se diferenciar dos concorrentes. Outro passo é pesquisar junto aos clientes, pergunte o que pode ser melhorado em seu negócio. Isso dá um rumo de onde começar a inovar.
Não deixe de estudar a concorrência. Leve em consideração seus diferenciais e seus pontos fracos. Use isso a favor de sua venda.
Mudando de ramo
Se após as tentativas você perceber que não há saída, então poderá pensar em mudar de ramo. Antes estude tecnicamente, financeiramente e mercadologicamente esse negócio. Assim você terá uma ideia se ele será lucrativo ou não. Optando por essa mudança trace um plano de negócio. Esse plano é o documento que fará você pensar tudo o que for necessário para sua empresa funcionar.
- Definição do negócio e do tipo de produto e/ou serviço que irá comercializar;
- O mercado que quer atingir;
- Quem serão os fornecedores;
- Como será o marketing de seus produtos e serviços;
- De virão os recursos necessários para montar e operacionalizar seu empreendimento.
O plano bem elaborado irá diagnosticar a possibilidade de seu novo negócio ser ou não um sucesso. Feito o plano corrija o que não estiver certo, erros sempre aparecem. Após finalizar o planejamento é só por a mão na massa. Não se esqueça de contatar um contador e dar entrada na abertura do novo empreendimento. Boa sorte!
Fonte: Faça diferente
Nenhum comentário:
Postar um comentário